arrow_drop_down
Artigo: Jovem, eu vos escrevi, porque sois fortes

Artigo: Jovem, eu vos escrevi, porque sois fortes

”Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno" ( 1 João 2:14 )

Quando eu era criança meu super-herói favorito da Marvel era o Homem-Aranha e provavelmente, ele seja o super-herói com quem os leitores de quadrinhos mais conseguem se identificar.

Peter Parker é um adolescente que ainda frequenta a escola, um pouco deslocado socialmente e possui preocupações cotidianas, tal como como conseguir um emprego para ajudar sua tia em casa. Aos 15 anos de idade ele foi picado por uma aranha geneticamente modificada, a qual lhe concede poderes especiais, como super força, agilidade extrema e um sentido aguçado que o avisa dos perigos iminentes.

Logo no início ele passa a usar seus poderes em proveito próprio, mas rapidamente apresente com seu tio que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”.

O Homem-Aranha começa a combater vilões sozinho, mas com o tempo ele vai se relacionar com outros personagens, tais como o Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e os demais Vingadores.

Interessante notar que em “Guerra Civil” havia uma enorme diferença de idade entre o Homem Aranha e os Vingadores, contudo sua juventude não foi usada como pretexto para ele não participar de algo muito maior, mas muito pelo contrário.

É por isso que quero usar a história desse herói para falar com você sobre o papel do jovem na fé cristã.

João escreveu aos jovens porque eles eram fortes, a Palavra de Deus permanecia neles e haviam vencido o maligno (1 João 2:14).

Paulo, por sua vez, escrevendo para seu filho da fé, Timóteo, disse: "Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, no amor, na fé, na pureza" (1 Timóteo 4:12).

Com isso vemos que o jovem tem um papel fundamental na fé cristã, afinal são eles que possuem a força que coloca a Igreja em movimento e por isso devem servir como modelo (influencers) na igreja local no modo de falar e viver, no amor, na fé, bem como na vida sexual em santidade.

Assim, jamais use sua juventude como impedimento para você viver plenamente a fé cristã, mas muito pelo contrário, use sua juventude como gatilho para ingressar com toda forca nessa jornada, a qual é muito maior do que você mesmo.

E assim como Peter Parker escolheu o Homem de Ferro para ser seu mentor, você também devem buscar alguém maduro na fé e se colocar a disposição da sua liderança para servirem a Deus juntos.

Afinal, todo Timóteo precisa de um Paulo e vice-versa para que assim a Igreja possa caminhar de forma equilibrada e saudável. E para que haja de fato um avivamento em nosso país precisamos entender o papel do jovem na fé cristã, bem como a importância do verdadeiro discipulado nesse processo de transição política que o Brasil está atravessando.

::Mariel Marra

Mariel é teólogo e advogado criminalista, pós-graduado em direito público. Você pode obter mais informações e acompanhá-lo em sua rede social