arrow_drop_down
Onde está o seu coração?

Onde está o seu coração?

Texto base: Mateus 6.21

Exposição do texto: após anunciar os dois tipos de tesouros (no céu e na terra), Jesus apresenta uma realidade coração humano: as raízes do coração.

Discussão: onde temos fixado nosso coração? Nossas motivações movimentam nossas ações. Esse é o combustível que move os seres humanos. É por isso que nossas motivações importam tanto quanto nossas ações. O coração revela onde fixamos nossas raízes.

Objetivo: o que precisamos saber é se o nosso coração está no lugar certo, unido ao nosso verdadeiro tesouro.

Contexto:  Jesus quer definir prioridades. Dizer que nosso coração está em algo ou não, nos faz entender quais são nossas prioridades. Muitos dos que seguiam Jesus, faziam isso interessados em uma cura, em ouvir algo interessante, ou mesmo para passar o tempo. Contudo, poucos estavam realmente interessados em abrir mão de toda a vida para seguir Jesus. Os que seguiram Jesus, de verdade, entenderam que Ele era o maior tesouro que um homem pode ter. Já os que não abandonaram tudo, deixaram claro que suas raízes estavam firmadas nas coisas temporais desse mundo. É por isso que se quisermos descobrir onde está o nosso coração, basta perceber onde ou em que colocamos a maioria das nossas forças e nossa maior porção de tempo diário. O que Jesus faz é confrontar seus discípulos para tomarem uma decisão a respeito de onde eles estão repousando o coração. Além do discurso, nosso comportamento indicará onde está o nosso tesouro. Nas palavras de Agostinho de Hipona, “Fizeste-nos para Ti, e o nosso coração andará inquieto enquanto não descansar em Ti, Senhor”.


Conclusão: o coração é a consciência da alma, o lugar onde Deus habita por meio do Espírito Santo. É por isso que Jesus se preocupa com o nosso coração, com a nossa essência. O coração segue aquilo que nós tomamos como nosso tesouro, ou seja, aquilo que nós supervalorizamos e tornamos nossa riqueza, nossa preciosidade.

Aplicação: façamos hoje a experiência de fixar nosso coração em Deus, nosso Eterno tesouro. Lembre-se de que seu coração, antes e acima de tudo, pertence a Deus. Somente um coração
quebrantado pode depender de Deus totalmente, a ponto de considerá-lo como seu maior tesouro. 

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.