arrow_drop_down
Nossas petições diante de Deus

Nossas petições diante de Deus

Texto base: Mateus 6.11-13

Exposição do texto: na última seção da oração do “Pai Nosso”, Jesus nos apresenta três últimas petições que dizem respeito a nós mesmos, às nossas necessidades e aos desejos.

Discussão: Jesus, primeiro, nos ensina a reconhecer a grandeza de Deus e priorizar nosso relacionamento com Ele para, somente então, entendermos que Deus também é um Pai que tem prazer em cuidar dos Seus filhos oferecendo: a) o pão de cada dia; b) o perdão; c) o livramento do mal.

Objetivo: todos os aspectos da vida diária são contemplados nessas três petições. Portanto, apresentar diante de Deus nossas necessidades é reconhecer que dependemos Dele.

Contexto: no corpo não foi esquecido (dá-nos hoje o nosso pão de cada dia), a alma não foi omitida (perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores), e por semelhante, o espírito também é lembrado (não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal). No modelo de oração do “Pai Nosso”, todo nosso ser é suprido. Somos cercados por necessidades pessoais. Todas as pessoas do mundo possuem alguma necessidade que precisa ser suprida. É por isso que Jesus nos ensina a orar dessa forma. O nosso alimento diário nos é assegurado, pois temos um Pai, que além de cuidar, guarda e nos ensina a perdoar os irmãos, assim como Ele nos perdoou em Cristo. Paulo disse aos cristãos da cidade de Filipos: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Filipenses 4.6). Somente corações transformados pelo evangelho entendem que precisam depender de Deus, e sabem que a busca pela sobrevivência pautada nas possibilidades humanas só nos trará ansiedade e preocupações.

Conclusão: só alguém que depende de Deus pode apresentar suas necessidades a Ele. É por isso que a vida de oração ocupa um lugar primordial na vida cristã. Quando apresentamos nossas necessidades a Deus, nos humilhamos e reconhecemos nossa incapacidade de conseguir existir sem o cuidado e provisão de Deus.

Aplicação: ore a Deus e suplique pelo pão diário, para que Ele te ensine a perdoar e não te deixe aprisionado ao pecado. Nossas batalhas são vencidas pela oração.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.