arrow_drop_down
Tempo de oração

Tempo de oração

Texto base: Mateus 6.9a

Exposição do texto: após os exemplos negativos a respeito da oração, Jesus passou a expor instruções positivas. Estamos diante de um dos assuntos mais vitais em nossa conexão com Deus e com a nossa vida cristã.

Discussão: a oração é tão importante para a vida cristã que Jesus não somente afirma sua importância, como também nos deixou um modelo de oração. Nas palavras do Dr. Martyn Lloyd-Jones “o homem atinge o ponto culminante de sua experiência quando, de joelhos, acha-se face a face com Deus”.

Objetivo: quando um ser humano conversa com Deus em oração, existe uma conexão entre o céu e a terra. É por isso o imperativo de Jesus, dizendo: “Vocês, orem assim”.

Contexto: Jesus está diretamente preocupado com a vida de oração de seus discípulos e, por isso, além de demonstrar os modelos de oração que não devem ser feitas, Ele ensina um modelo de oração a ser feita. A oração precisa ocupar um lugar central na vida cristã. Os homens e as mulheres “grandes” na fé cristã tiveram uma vida de oração ativa, o que demonstra que isso é uma prioridade para aqueles que querem viver em santidade. Quanto mais avançado for o estágio de nossa santificação com Deus, maior será o nosso tempo de diálogo com Ele. Não há espaço para dúvidas, orar é uma necessidade primordial da vida cristã. É por isso que não só precisamos entender que orar é importante, mas também precisamos aprender a orar da forma correta. Esse é o propósito de Jesus ao nos deixar o “Pai Nosso”. Em nossos dias, a despeito da ordenança de Cristo, parece que a oração perdeu sua importância. Priorizamos tudo em nosso tempo, e quando falamos de oração, gastamos apenas alguns minutos para conversar com Deus. Esse fato precisa ser mudado. A oração precisa ser prioridade em nossa rotina.

Conclusão: John Wesley costumava afirmar que um cristão de verdade precisa dedicar pelo menos quatro horas de seu dia em oração. A igreja primitiva orava e os apóstolos ensinavam a importância da oração. Paulo, por exemplo, alerta os cristãos em Tessalônica quanto à importância da oração de forma incessante (1Tessalonicenses 5.17). A oração precisa ocupar espaço em nossa agenda diária.

Aplicação: é na oração que mostraremos para Deus nossas fragilidades, é por meio da oração que vamos entender nosso processo de dependência de Deus. Ore hoje, ore amanhã, ore sempre.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.