arrow_drop_down
Honestidade com as palavras

Honestidade com as palavras

Compartilhar

Texto base: Mateus 5.33-37

Exposição do texto: Jesus questiona a verdadeira intenção dos mestres da lei quanto ao juramento e, por isso, pretende ensinar o valor da honestidade com as palavras.

Discussão: para os mestres da lei existia uma série de regras para o voto ser feito. Foram criadas listas de procedimentos permissíveis, sendo que as fórmulas de votos que incluíam o nome de Deus tornavam o voto obrigatório. Somente os votos feitos, sob juramento a Deus, precisavam ser cumpridos.

Objetivo: Jesus ensina que não devemos jurar de forma alguma. O verdadeiro cristão tem honestidade com suas palavras.

Contexto: o apóstolo Tiago nos diz: “Não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação” (Tiago 5.12). Jesus ainda nos diz no verso 37 de Mateus 5: “O que passar disso provém do maligno”. Os juramentos se devem à dureza do coração humano, tendo em vista que em nosso estado natural, provocado pela queda, somos falsos e mentirosos. Naturalmente, somos inclinados para a mentira. Mas a conversão e o processo de santificação muda isso, pois somos selados pelo Espírito Santo, para toda boa obra. O Cristão tem a própria verdade (Cristo) dentro dele, por meio do Espírito. Nesse sentido, o voto propriamente dito, a fórmula utilizada para isso, não é ponto que importa, pois em Cristo todas essas fórmulas são supérfluas. Diante de Deus, todas nossas palavras e promessas proferidas devem ser cumpridas, sendo, portanto, desnecessário a realização de votos e suas solenidades. O verdadeiro cristão tem compromisso com suas palavras.

Conclusão: a nossa mania de “jurar por Deus” é, no fundo, porque sabemos que as nossas palavras não são dignas de crédito. Mas em Cristo, o que dizemos precisa sempre ser revestido de verdade.

Aplicação: os cristãos devem dizer o que pretendem de forma clara, sem espaço para dupla interpretação. Nosso “sim” e “não” devem ser simples e direto, sem adornos, sem espaço para dubiedade.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.