arrow_drop_down
Perguntas para refletir

Perguntas para refletir

Compartilhar

Qual é sua identidade? As pessoas veem Cristo em você? Quem você está imitando? As pessoas podem imitá-lo?  Quem você está seguindo? Você segue a Cristo ou segue o mundo? Você segue os  exemplos dos heróis da fé? Há alguém seguindo você? Se seguem-no, onde vão parar? Vão para o céu ou para o inferno?  Será que ninguém o segue? Você é espelho para alguém? Será que alguém soube da luz de Cristo por meio de você? Será que ninguém experimentou o amor de Deus por meio da sua vida?

Você é consumido pelo consumismo? Você lê a Bíblia diariamente? Você segue os ensinamentos da Bíblia, ou será que segue os ensinamentos da novela? Ou será que segue a moda, a tribo, o mundo?  Sabia que o céu, o inferno e o mundo estão de olho em você?

Você busca a Deus diariamente? Que pedra é você? Você é pedra lapidada ou pedra bruta? Você é pedra de tropeço? Você é pedra de construção? Sua vida está alicerçada na rocha? Sua vida foi construída na areia? Você fala com a rocha ou você fere a rocha? Você atira pedras ou constrói altares com elas? Você tem alguma pedra entre você e Cristo? Você está tão orgulhoso da montanha que escalou que não consegue descer dela? Você se esforçou tanto para escalar a montanha que acabou sendo dominando por ela, em vez de dominá-la? Você se esforçou tanto para atingir o pódio que acha que ele é maior que o pódio de Jesus: a Cruz?  

Sabia que Jesus se estressou ao extremo para que você não necessitasse se estressar tanto? Sabia que as cicatrizes de Cristo no pódio – na cruz – é que nos sararam? Bocage diz – no fim da vida  que os prazeres foram seus sócios, sedentos (insaciáveis) e, com isso tornam-se seus tiranos, pois sempre exigem mais. É assim com você também? Nesse mesmo poema Bocage diz que se julgava imortal, você tem certeza da sua imortalidade em Cristo e com Cristo?

Em outro poema o poeta diz: “Rasga meus versos, crê na eternidade”; que práticas você está precisando rasgar para ter certeza da eternidade? Se fechar os olhos agora, ou seja, se morrer agora estará na eternidade? Você é um crente light ou um crente radical? Você critica o irmão que erra ou procura ajudar o irmão caído?

Você só pede oração, ou as pessoas também lhe pedem oração? Você já foi perseguido por causa de Cristo? Você já sofreu bullyng por causa de Cristo? Se você nunca sofreu bullyng por causa de Cristo, será que não precisa rever seu cristianismo? Você murmura ou já murmurou contra pastores, a igreja ou Cristo? Você vê muito defeito na igreja? Você se julga mais santo do que muitos irmãos? Você se desvia do mal?

Você é grato a Deus pelo muito que Ele tem feito por você? Quantas vezes você já agradeceu a Deus pela salvação? Você é simpatizante do cristianismo, ou militante do cristianismo?  Você já agradeceu a Jesus pelo sacrifício Dele na cruz? Sabia que satanás tem ódio de você e o mundo o despreza, mas Deus o ama? Sabia que Satanás domina, mas Jesus liberta? Jesus pode estar com você em tudo? Ele pode acompanhá-lo em todos os lugares aonde você vai? Cristo pode ir com você em seus pensamentos? Você fica triste quando peca? Você já chorou por amor?

Você já chorou por amor a Cristo? Você é cheio do Espírito santo, ou cheio de si? Sabia que a resposta para todas as questões existenciais é uma só? JESUS!

:: Lúcio Barreto

Lúcio é professor aposentado, pastor membro da Igreja Batista da Lagoinha. Pai de Lucinho Barreto, líder do Legacy Jovens da Lagoinha matriz. Acesse o seu blog pessoal para ver outros conteúdos.

Foto: unsplash