arrow_drop_down
O cuidado com os maus hábitos

O cuidado com os maus hábitos

Texto base: Mateus 5.29-30

Exposição do texto: Jesus mostrou que a natureza do pecado não está fora do homem, mas dentro dele e que devemos desenvolver nosso caráter de modo que venhamos a abominar o pecado. Agora Ele lança luz sobre a necessidade de abandonarmos o pecado. Nessa passagem, no evangelho de Mateus, Jesus quer ensinar que se existe algo que seja precioso, valioso e de grande importância para o cristão, mas isso o faz tropeçar e pecar, o melhor a ser feito é se desfazer desse algo. Jesus exalta a importância de uma vida em santidade, em que o crente deve se desfazer e afastar de tudo aquilo que o deixa longe de Deus.


Discussão: você tem consciência de que a sua natureza humana é pecadora? (Dê um tempo para que cada um fale a respeito). A questão toda gira em torno do cristão compreender o estado em que o seu coração se encontra para, então, poder agir como Jesus ensinou. Um ponto de vista inadequado a respeito do pecado é a grande causa da falta de santidade. Quando o cristão ignora o fato de ser pecador, mesmo se estiver sem pecado em determinado momento, ele negligencia o poder do pecado e ignora o perigo.

Objetivo: observe que o ensino revela que não importa o que ou quem venha a se interpor entre o crente e o Senhor, mas se for prejudicial deve ser eliminado antes que seja prejudicial à alma do crente.

Contexto: o crente deve buscar conhecer a fundo a raiz do pecado em seu coração, fazendo tudo o que for possível para se libertar dele a qualquer preço, destruindo a influência pecadora em sua vida.

Conclusão: o pecado não habita somente no ato e na prática, mas também no pensamento e desejo. Logo, a busca do cristão não é somente para não praticar certos atos, mas, principalmente, para manter puro o seu coração.

Aplicação: a Bíblia ensina que aquele que está em pé deve cuidar para não cair. Assim precisa ser a vida do cristão, ele deve vigiar e sondar seu coração por meio da oração, todos os dias, para que o pecado não acomode em sua vida. O crente é uma nova criatura e deve viver em novidade de vida, buscando santidade.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.