undefined

SEJA BEM-VINDO AO lagoinha.com

arrow_drop_down
arrow_drop_down
Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas

Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas

Texto base: Mateus 5.17,18

Exposição do texto: Jesus descreveu como deve ser o caráter do crente, depois como ele deve se comportar e agora Jesus mostra o meio pelo qual o cristão deve fazer para tornar real seu caráter e comportamento no mundo. Pode-se dizer que a palavra que resume toda a vida cristã é retidão, ou seja, o cristão deve ter uma vida reta. Segundo LloydJones nos versículos que lemos, “Cristo afirma que tudo quanto ensinaria dali por diante estava em absoluta harmonia com o ensino das Escrituras do Antigo Testamento”.


Discussão: se por um lado os ensinamentos de Jesus estavam em harmonia com o Antigo Testamento, por outro lado eles se encontravam contrários com os ensinos dos fariseus e escribas. Jesus os contradizia abertamente. O Senhor Jesus não apenas ensinou a doutrina cristã de acordo com o Antigo Testamento como também confrontou diretamente os fariseus e escribas que davam ensinos errados a respeito do Antigo Testamento. Alguma vez você já se deparou com ensinamentos errados, contrários à verdade dentro da igreja?

Objetivo: conhecer a Bíblia e aquilo que ela ensina da forma correta conduz o cristão a não se submeter ao ensino errado das Escrituras. Jesus foi muito questionado e submetido a mal entendidos, porque um grupo que se achava conhecedor da verdade estava ensinando errado as Sagradas Escrituras. A vida deles era uma mentira e conduziam o povo de Deus debaixo da mesma mentira. 

Contexto: Jesus advertiu aos seus discípulos que não se deixassem confundir, tão pouco se influenciassem pelas críticas dos falsos religiosos e aqueles que eram contra Ele. Jesus preparou a mente dos discípulos ensinando-os como deveriam viver, que tipo de retidão deveriam manifestar no mundo e que deveriam rejeitar todo ensino contrário à Bíblia.

Conclusão: atualmente, muitas pessoas parecem acreditar que podem simplesmente crer em Jesus e não se preocupar em seguir o que a Bíblia toda as ensina, mas o próprio Jesus mostra que isso não é possível. Como pode o homem rejeitar o erro se não conhece a verdade? Como pode o homem argumentar que de fato Cristo é o Messias, o Salvador, se nem ele compreende a sua necessidade de ser salvo?

Aplicação: : Jesus nos diz que nada da lei, e por lei aqui entenda o Antigo Testamento, pode ser removido. Naquele tempo o Antigo Testamento era a única parte da Bíblia que os judeus tinham, então compreendemos que Jesus estava dizendo que tudo o que estava escrito ali importava para comprovar a sua vinda e confirmar grande parte dos seus ensinamentos. Não devemos desprezar jamais o conhecimento da revelação escrita do próprio Deus. Ler a Bíblia e buscar compreendê-la deve ser um anseio para todo cristão.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.