arrow_drop_down
Vocês são a luz do mundo

Vocês são a luz do mundo

Compartilhar

Texto base: Mateus 5.14

Exposição do texto: essa é uma declaração muito significativa e forte para os cristãos, já que é a referida do mundo a respeito de si mesmo. Para o mundo o conhecimento é o que transmite luz, e a isso dão o nome de Iluminismo. Mas Jesus ao dizer que seus discípulos são a luz do mundo, estava declarando que assim como Ele é a luz do mundo (João 8.12), eles também foram feitos luz. Esse é o fruto da nossa união com Cristo Jesus, como disse o apóstolo Paulo “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2.20).


Discussão: e como os cristãos demonstram que são a luz do mundo? Qual o efeito dessa luz? Sem dúvida a luz faz desaparecer a escuridão, ela acaba com as trevas, “porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz” (Efésios 5.8). A luz desmascara as trevas: “Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo o que se manifesta é luz” (Efésios 5.13).

Objetivo: por ser uma pessoa regenerada, devido ao novo nascimento, o crente possui uma vida diferente, e ao conviver com outras pessoas, sua conduta diferenciada acaba por denunciar o verdadeiro caráter delas. Quando a luz de um cristão é acesa, as pessoas ao redor começam a olhar para a própria vida e a se sentirem envergonhadas e passam a admirar a vida e a postura daquele crente.

Contexto: a luz foi mostrada ao mundo em Cristo, mas o homem mesmo diante de todo o conhecimento que acumula para si, continua preferindo as trevas em vez da luz: “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas; porque as suas obras eram más” (João 3.19).

Conclusão: Jesus veio ao mundo e transformou a natureza de todo homem que nele crê, os tirou das trevas revelando a causa dessas trevas. Ao abrir um novo e vivo caminho, conduziu cada crente para fora da escuridão fazendo sua luz brilhar neles.

Aplicação: devemos viver como luz no mundo, dissipando as trevas e impedindo que o pecado destrua todas as coisas. Para que isso ocorra precisamos nos comportar como aquele que nos tornou luz, Deus, que é o “Pai das luzes” (Tiago 1.17). Ele é a luz que habita em nós.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.