arrow_drop_down
Vocês são o sal da terra

Vocês são o sal da terra

Compartilhar

Texto base: Mateus 5.13

Exposição do texto: depois de falar como os cristãos devem ser, Jesus passa a falar como eles devem manifestar a sua nova natureza. Jesus compara seus discípulos ao sal, dizendo que se o sal perder o sabor para nada servirá. O sal é um produto diferente de tudo aquilo sobre o qual ele é aplicado, assim também é o crente no mundo, ele deve ser diferente das demais pessoas. O sal possui como sua principal função a capacidade de impedir o apodrecimento, preservando por mais tempo o produto no qual foi aplicado. Do mesmo modo, o crente deve agir como um agente que impede que a podridão tome conta do mundo.

Discussão: Jesus diz que o crente deve ser como o sal. Mas como ele pode fazer isso (opinem a respeito)? Embora muitos crentes se aventurem em dizer que o ideal é fazer algo em áreas da política, ou realizar ações que destaquem suas atuações no mundo ou mesmo atuar em áreas de influência, essas não são a melhor maneira de ser sal no mundo. O cristão faz a diferença no mundo quando o seu caráter e modo de agir condizem com os princípios cristãos em todas as esferas da sociedade, em todas as suas pequenas e grandes ações e atitudes.

Objetivo: os crentes influenciam a sociedade quando na convivência com outras pessoas controlam e dominam sua forma de falar e se comunicar, se comportam de modo a não envergonhar o nome de Cristo, mantêm seus olhares adestrados conforme a fé que professam, se vestem com decência e humildade e outras atitudes que podem ser listadas pelo grupo de acordo com o ensino bíblico.

Contexto: ser como o sal é um ensinamento que deve ser realizado não apenas pela igreja cristã no geral, mas pelo crente enquanto indivíduo, pois um pouco de sal altera todo o sabor. Cada um pode ser um agente transformador no ambiente que transita, levando Cristo ao conhecimento das pessoas ao seu redor

Conclusão: ser sal nos dias de hoje é o grande desafio que os cristãos possuem em um mundo secularizado, em que o materialismo consome o coração de muitos. Ser verdadeiramente cristão nesse mundo é salgá-lo para retardar o seu apodrecimento, preservando-o da imundícia de viver de modo desenfreado no pecado.

Aplicação: é necessário orarmos pedindo graça para nos tornarmos semelhantes a Cristo em nossos pensamentos e nossas atitudes, em um tempo em que toda uma geração está decaindo moralmente, só então faremos a diferença.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.