undefined

SEJA BEM-VINDO AO lagoinha.com

arrow_drop_down
arrow_drop_down
Bem-aventurados os perseguidos por causa de Cristo

Bem-aventurados os perseguidos por causa de Cristo

Texto base: Mateus 5.11,12

Exposição do texto: as bem-aventuranças expõem, cada uma, parte do caráter cristão, elas qualificam o cristão e a sua maneira de ser como filho e servo de Deus. De fato, o cristão é diferente porque vive de modo diferente e seus pensamentos são a respeito do mundo vindouro. Sem dúvida alguma, a vida do crente é marcada por sua lealdade ao seu Senhor Jesus Cristo e pela busca em fazer tudo segundo a vontade de Deus. E é exatamente isso que os leva a serem perseguidos e insultados, Cristo e o viver para Sua Glória.

Discussão: mas por qual motivo o cristão deve se alegrar nas suas perseguições? Reflitam. Por se sentir melhor do que as outras pessoas? Na realidade, nenhum cristão jamais deve se regozijar na perseguição propriamente dita e sim porque ao ser perseguido o Senhor fará com que isso se redunde em vitória para ele. A perseguição ao cristão comprova ainda mais que ele é filho de Deus.

Objetivo: ao ser perseguido e caluniado por causa de Cristo, fica evidenciado que a vida de um cristão se tornou semelhante à de Cristo, inclusive, em relação ao fato de que Jesus também foi perseguido.

Contexto: ao dizer que “felizes são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus…”. Jesus, segundo Lloyd-Jones, está dizendo: “Se isso te acontecer, servirá de selo do fato de que você está destinado ao céu. Significa que você já foi rotulado; significa que o seu destino final já foi fixado”.

Conclusão: ainda que venhamos a passar por leves ou pesadas perseguições, nosso pensamento deve repousar nas palavras do apóstolo Paulo, que disse: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem; porque as que se veem são temporais, e as que não se veem são eternas” (2 Coríntios 4.17-18).

Aplicação: o que fortalece um cristão para suportar as lutas e perseguições é a convicção de uma eternidade com Cristo. Pense sempre nas coisas lá do alto, e em como viverá no céu com o Salvador, leia a Bíblia e conheça a Deus para que, quando o tempo da dificuldade chegar, você permaneça fiel.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.