undefined

SEJA BEM-VINDO AO lagoinha.com

arrow_drop_down
arrow_drop_down
Bem-aventurado os perseguidos por causa da justiça

Bem-aventurado os perseguidos por causa da justiça

Texto base: Mateus 5.10

Exposição do texto: de todas elas, esta é a bem-aventurança mais diferente mencionada por Jesus. Ela parece ser uma decorrência direta da conduta dos verdadeiros cristãos. Essa bem-aventurança vem logo depois do Senhor Jesus ter falado sobre os pacificadores, e de certo modo a perseguição ocorre devido aos cristãos agirem como pacificadores. Os cristãos são perseguidos porque são diferentes das outras pessoas, por causa da justiça de Deus sobre suas vidas.

Discussão: Jesus foi perseguido por se posicionar de um modo que confrontava, inclusive, os religiosos da sua época. A perseguição sofrida por Jesus ocorreu dentro da igreja, dentro do judaísmo. Muitas pessoas sofrem perseguições no mundo por causa de suas condutas pautadas nos princípios cristãos. Contudo, pode acontecer de, assim como foi com Jesus e com os primeiros cristãos, que foram perseguidos pelos judeus, a perseguição vir de dentro da igreja. Já aconteceu com alguém do grupo de ser perseguido por ter uma vida segundo os princípios cristãos? Qual foi o desfecho da situação?

Objetivo: cristãos que são perseguidos se tornaram como luz na candeia, sal fora do saleiro, e isso mostra que crentes genuínos sofrem afrontas pelo nome de Cristo, porque fazem a diferença em um mundo caído. E isso, segundo o apóstolo Paulo, é um privilégio: “Porque nos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo, e não somente de credes nele” (Filipenses 1.29).

Contexto: Paulo disse em 2Timóteo 3.12: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. Esse é o verdadeiro motivo de cristãos serem perseguidos, por andar segundo Aquele que os tornou justos diante de Deus.

Conclusão: basta sermos como Cristo e as perseguições se tornarão inevitáveis na igreja e fora dela, por familiares, autoridades, amigos e inimigos. Padecemos pelo nome que está acima de todo nome: Jesus. A justiça que o sangue de Cristo obteve para os cristãos faz com que eles transformem o lugar por onde passam, porque passam a viver segundo aquilo que Cristo os ensinou e isso gera perseguição sobre a vida deles.

Aplicação: nunca louvaram o nosso Senhor, da mesma forma nunca louvarão quem se assemelha a Ele. Por isso, diante de Deus, felizes são os que por causa da Sua justiça são perseguidos, habitarão em Seu Reino. Que ao sofrer por causa da justiça de Deus você possa receber consolo e ser fortalecido, para que cada vez mais em sua vida brilhe a luz de Cristo.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.