undefined

SEJA BEM-VINDO AO lagoinha.com

arrow_drop_down
arrow_drop_down
Bem-aventurados os limpos de coração

Bem-aventurados os limpos de coração

Texto base: Mateus 5.8

Exposição do texto: neste versículo Jesus diz que felizes são os limpos de coração, porque verão a Deus. Mas o que significa ser limpo de coração? Significa viver para a glória de Deus em todos os aspectos da vida e fazer disso o principal objetivo da nossa existência. Nosso desejo deve ser estar na presença de Deus, amá-lo, conhecê-lo e servi-lo de todo o nosso coração.

Discussão: o homem que tem o coração limpo não possui um coração dividido entre Deus e as coisas do mundo. Ele busca temer somente a Deus e andar em Seus caminhos, buscando agradá-lo e não satisfazer os desejos da própria carne, que pende para o mundo. Os homens que buscam caminhar dessa maneira verão a Deus tal qual o autor de Hebreus diz, que sem santidade ninguém verá a Deus (Hebreus 12.14). De que maneira você busca manter limpo o seu coração para não pecar contra Deus? Discuta isso em grupo.

Objetivo: somente a presença do Espírito Santo de Deus em nós pode purificar o nosso coração para que se torne limpo. Mas isso é algo que só acontece quando temos consciência de quanto nosso coração é corrupto e necessitado da presença de Deus. Essa consciência nos leva a, desesperadamente, buscar por santidade e compreendermos que esse é o único meio de nos encontrar com Deus.

Contexto: ter um “coração limpo” significa observar o primeiro e maior mandamento que diz: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Deuteronômio 6.5). O limpo de coração busca viver para a glória de Deus em todas as áreas e aspectos da sua vida.

Conclusão: o rei Davi orou pedindo a Deus que criasse nele um coração puro e renovasse dentro dele um espírito inabalável (Salmo 51.10). Davi conhecia a corrupção do seu coração e sabia que Deus era o único que podia purificá-lo. Essa consciência de Davi deve também ser a nossa diante de Deus, a certeza de que por nossas forças jamais nos purificaremos e que dependemos do Senhor para realizar mais essa obra em nós.

Aplicação: muito embora seja Deus quem limpe o nosso coração, o apóstolo Paulo deixa claro que devemos fazer morrer a nossa natureza terrena (Colossenses 3.5), para que possamos ter vida em Deus. Assim, cabe a cada um de nós buscar ser santo porque nosso Deus é Santo. 

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.