undefined

SEJA BEM-VINDO AO lagoinha.com

arrow_drop_down
arrow_drop_down
Bem-aventurados os misericordiosos

Bem-aventurados os misericordiosos

Texto base: Mateus 5.7

Exposição do texto: essa bem-aventurança é o resultado de todas as que a antecedem. Aqui Jesus diz que feliz é o homem que exerce misericórdia, porque também receberá misericórdia. Mas o que seria a misericórdia? Segundo Lloyd-Jones, “a misericórdia aponta para um senso de compaixão, de parceria com o desejo de aliviar os sofrimentos”. O cristão deve ser alguém dotado do sentimento de piedade e do desejo de diminuir as misérias humanas, seu espírito deve ser misericordioso.

Discussão: o misericordioso não busca se vingar quando ofendido, mas exerce um sentimento de piedade para com o seu ofensor. O misericordioso se condói com a dor do outro e busca amenizá-la, um bom exemplo na Bíblia é o bom samaritano. Ao refletir naquilo que significa ser um misericordioso e a maneira como ele se porta em relação ao outro, você consegue se ver como um? Discuta em grupo.

Objetivo: a misericórdia de Deus decorre da graça, ninguém pode receber misericórdia porque merece. Um coração somente se torna misericordioso porque reconhece a misericórdia que recebeu sem merecer de Deus. O homem que reconhece que obteve de Deus o perdão pelos seus pecados é aquele que ora clamando: “tem misericórdia de mim, ó Deus”.

Contexto: o maior exemplo de misericórdia encontra-se no próprio Deus, que enviou o próprio filho para que, em um gesto terno de misericórdia, nos concedesse misericórdia, salvando-nos da nossa perdição. O evangelho de Lucas traduz essa ideia no cântico de Zacarias “(…) graças à entranhável misericórdia de nosso Deus” (Lucas 1.78). O homem caído em sua miséria devido ao pecado é tomado pela misericórdia de um Deus cheio de compaixão.

Conclusão: os misericordiosos são felizes porque já obtiveram a misericórdia. Eles já foram perdoados por seus pecados, não possuem dificuldades em perdoar quando ofendidos, não buscam se vingar ou pagar o mal com o mal, antes exercem aquilo que receberam: a misericórdia.

Aplicação: a misericórdia que você recebeu é imerecida; contudo, Deus faz as misericórdias Dele se renovarem em sua vida a cada novo dia. Assim como Deus tem compaixão do seu povo, Ele nos convida a termos compaixão uns com os outros.

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.