undefined

SEJA BEM-VINDO AO lagoinha.com

arrow_drop_down
arrow_drop_down
Bem-aventurados os mansos

Bem-aventurados os mansos

Exposição do texto: essa bem-aventurança é contrária a tudo quanto o homem natural pensa. Ao ler “bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”, a humanidade pensa em termos de força, domínio e poder. Mas o que o Senhor Jesus realmente queria dizer quando disse que felizes são os mansos, porque herdarão a terra? Ser manso não significa ser indolente, complacente, ou mesmo ter uma atitude de compromisso com a paz a qualquer preço. A mansidão diz respeito a alguém que se empenha em defender a verdade e, se necessário, morrer por ela. Muitos dos mártires que conhecemos foram homens fortes e mansos. Ser manso é não se orgulhar de si mesmo e nem exigir coisa alguma para si, é ter a mesma atitude que Cristo Jesus teve (ver Filipenses 2.5).

Discussão:  no mundo a mentalidade que impera é a de impor-nos uns sobre os outros, mas a mansidão é contrária a esse pensamento. O cristão aprende a não requerer nada para si. Nos dias em que vivemos, esse tem sido o pensamento que tem prevalecido no meio dos crentes? Ou eles estão se conformando ao mundo, exigindo seus direitos acima de qualquer outra coisa?

Objetivo: ao se tornar mansa, a pessoa passa a não se importar somente com ela, mas também com o seu próximo, seu sentimento de autocomiseração cessa. A mansidão implica em um espírito que se deixa ensinar, que é paciente e longânimo.

Contexto: Jesus nos conduz a uma sequência de pensamentos, em que aquele que se reconhece miserável diante de Deus, humilde de espírito e que chora diante da sua pecaminosidade, muda a sua conduta, não tendo mais um conceito elevado a respeito de si mesmo. Agora ele não exige o que é seu, mas escolhe abrir mão por amor ao próximo.

Conclusão: a mansidão não é uma bem-aventurança que alguém possa produzir em si mesmo, e sim que é produzida por meio do Espírito Santo em todo aquele que busca ter uma vida segundo a vontade de Deus.

Aplicação: a mansidão é um fruto direto do Espírito Santo, sendo gerado no homem que olha para dentro de si mesmo e medita na necessidade de diminuir para que o caráter de Cristo cresça nele.

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.