undefined

SEJA BEM-VINDO AO lagoinha.com

arrow_drop_down
arrow_drop_down
Corações que se convertem e corações endurecidos

Corações que se convertem e corações endurecidos

Texto base: Atos 28.16-29

Exposição do texto: depois de uma difícil e longa viagem, o apóstolo Paulo chega a Roma. Ele recebe permissão para ficar em prisão domiciliar e chama para conversar os principais judeus da cidade, ao que explica o que lhe aconteceu e porque estava preso, sendo inocente das acusações, e diz que gostaria de falar a eles a respeito da esperança de Israel. Ao se reunirem, Paulo passa a expor o evangelho e demonstrar que Jesus é o Cristo, prometido nas Sagradas Escrituras. Há discussão entre eles, alguns creem e outros permanecem incrédulos. Então, o apóstolo cita um texto do profeta Isaías, dizendo que o coração do povo estava duro. Paulo conclui falando que por rejeitarem Cristo, a esperança de Israel, a Salvação de Deus foi enviada aos gentios.

Discussão: o coração dos judeus estava endurecido. Quando lemos o texto, é possível distinguirmos a diferença entre ouvir e entender, entre ver e perceber. Você consegue compreender essa diferença? Compartilhem no grupo experiências que vocês tiveram como a de Paulo, de anunciar o evangelho e perceber, claramente, essa cegueira, esse coração endurecido.

Objetivo: devemos ter em mente que nem todos serão salvos, nem todo coração se curvará à verdade do evangelho, como o próprio apóstolo diz em Romanos, capítulo 9, há vasos feitos para honra e vasos para desonra. Há corações que jamais deixarão de ser endurecidos, mas somente Deus conhece esses corações.

Contexto: os judeus rejeitaram o evangelho conscientemente, e Paulo declara que a salvação havia sido enviada aos gentios, que abriram os ouvidos, enquanto os judeus fecharam os deles. A verdade é que corações endurecidos rejeitam a verdade e se voltam para si mesmos, esse também foi o caso de Faraó, ao impedir o povo de Deus de sair do Egito. Mas jamais podemos negar que Deus endurece a quem Ele quer e que faz isso para revelar a Sua glória e Seu poder.

Conclusão: ao permitir que os judeus endurecessem o coração, Deus fez com que a sua salvação também chegasse aos gentios, a nós que não recebemos a lei. Essa é a providência de Deus, que “faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade”, que declara que “não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor”. w ore sempre para que o poder de Deus haja sobre os corações que você conhece, que estão endurecidos. Peça a Deus sabedoria para lidar com pessoas que se endureceram diante do evangelho. 

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.