undefined

SEJA BEM-VINDO AO lagoinha.com

arrow_drop_down
arrow_drop_down
A intimidade do casal e o dinheiro

A intimidade do casal e o dinheiro

"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei!" (Hebreus 13.4-5).


O texto começa dizendo que o casamento merece honra e respeito. Esta é talvez a escolha mais importante que fazemos em nossa vida! Escolher uma pessoa para compartilhar, e dividir nossos sonhos, projetos, emoções, alegrias, necessidades, e também nossas limitações, defeitos, falhas e medos.


Mas este texto dá um destaque para duas áreas que tem derrubado muitos casais nos dias de hoje: a INTIMIDADE DO CASAL e o DINHEIRO.


Começa dizendo que o leito (cama) deve ser sem mancha e deve ser horadoA intimidade do casal é uma área da nossa vida que precisa de muita atenção. Parece estanho, mas muitos casamentos terminam porque não existe entre o casal a compreensão sobre os limites e necessidades um do outro. As pessoas parecem ter medo de se expor. A cumplicidade e unidade que a intimidade traz para o casal são proporcionais à divisão e confusão que se instala quando existe alguma barreira nestas áreas.


Aprendam a conversar. Abram o coração um para o outro e peçam ajuda quando for necessário. Não procurem resolver o problema sozinho ou fora de casa. Sejam amigos, confidentes, verdadeiros.


O leito sem mácula não se refere apenas a uma vida sexual sem pecado, mas fala de um relacionamento íntimo sem mancha, que não esconde nada do outro, que consegue ser verdadeiro e apontar quando alguma coisa não vai bem, sem desrespeitar ou abusar emocionalmente do outro.


Paulo fala que seria muito bom se todos vivessem como ele, livres do compromisso com outra pessoa, porque assim teríamos mais tempo para nos dedicarmos ao Senhor.

Mas ele diz que alguns são preparados para isto, conseguem se dominar nesta área, mas outros precisam se casar para não viver abrasados.


Quando duas pessoas se casam elas estão dizendo que daqui para frente irão dividir seu tempo entre Deus e o cuidado com a outra pessoa. Quando nos casamos nos tornamos responsáveis física e emocionalmente por outra pessoa, mas não deixamos de ter um relacionamento íntimo com Deus. Não existe lugar no casamento para impureza sexual e para o egoísmo.


Mas o texto não para somente neste ponto. Ele fala que a nossa vida precisa ser livre do amor ao dinheiro, do amor às coisas materiais, do amor às conquistas. Preste atenção! Não fala que não podemos conquistar!


O foco principal aqui é o contentamento, e diz respeito sobre vivermos felizes com o que temos. Vibrem cada conquista! Não fiquem olhando para a vida dos outros, para o que eles conquistaram. A grama do vizinho sempre parece ser mais verde, mas será que realmente é? Você sabe tudo que o outro passou ou está passando para sustentar aquela imagem que te parece tão perfeita? Pode ser uma grama artificial!


E o texto termina dizendo que só conseguiremos passar por todas as lutas e tentações se tivermos a certeza que Ele estará conosco todos os dias! E a promessa Dele é esta: "Vivam a vida comum do lar, compartilhem tudo que vocês têm; sendo uma só carne".


:: Pr. Eduardo Queiroz e Pra. Vanessa Jaffar