undefined
arrow_drop_down
arrow_drop_down
O novo normal

O novo normal

Texto base: Êxodo 12.31-42

Ao longo da história, foram inúmeros momentos em que não somente o povo de Deus, como todas as civilizações foram desafiadas a viverem um novo momento. Em algumas vezes este novo momento foi iniciado por um evento positivo, outras vezes não. Este ano toda a população mundial foi pega de surpresa por uma doença, que afetou a nossa vida de tal forma que não é mais possível viver como há oito meses. A essa nova forma de viver e pensar temos dado o nome de “novo normal”.

Sociedade, economia, política e cultura são redefinidas diante de determinadas situações e períodos. Em 2020, já é possível perceber mudanças significativas em hábitos como no trabalho, com a aderência do home office; na alimentação, com o aumento da ingestão de alimentos saudáveis; no consumo, com o disparo das compras on-line; na saúde, com uma maior atenção ao corpo; e, sobretudo, no conforto, com a reconexão com as próprias casas. O “novo normal” chegou.

Na Bíblia existe um momento muito semelhante ao que estamos vivendo - a saída do povo do Egito. Na passagem relatada no livro de Êxodo, que justamente significa “saída”, o povo que vivia como escravo foi liberto por Deus, dando assim início a um novo estilo de vida e a partir daí se tornou um foragido daquela mesma terra. O processo de retirada do povo israelita do Egito foi complicado, em vista da resistência do Faraó em autorizar a saída do povo. Dez pragas foram enviadas ao Egito para que o povo fosse liberto. As águas dos rios se tornaram sangue, as rãs, piolhos, moscas, peste em animais, úlceras, chuva de pedras e fogo, gafanhotos, trevas durante três dias, até que culminou com a morte dos primogênitos de todas as famílias egípcias, incluindo os animais. Agora o povo estava liberto, sendo guiado por Deus, dependendo Dele para seu sustento, em direção a uma terra desconhecida e tendo que acreditar na possibilidade de um novo começo. Esse é um dos principais momentos na Palavra em que o povo foi desafiado a viver algo novo.

Quando pensamos no novo normal e tudo que veio com ele percebemos muitas situações ruins também. Inúmeras pessoas que estavam acostumadas com suas rotinas ficaram desanimadas e outras não se adaptaram a essa nova realidade de interação digital. Como você tem lidado com essa nova forma de viver? Você tem conseguido vencer o desânimo? Foi fácil recomeçar?

Enfim, devemos agradecer a Deus sempre pelo dom da vida e pela possibilidade de recomeçar. Além de sermos arrancados do comodismo, também somos desafiados a olhar para Deus, e vê-lo em todo esse processo. Deus não mudou e é justamente essa certeza que nos faz encarar a vida com coragem e disposição.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.