undefined
arrow_drop_down
arrow_drop_down
O respeito às autoridades

O respeito às autoridades

Texto base: Atos 25.10-12

Exposição do texto: Paulo estava preso em Cesareia há dois anos. Os judeus que o acusavam foram de Jerusalém até lá para acusá-lo. Festo julgaria o apóstolo e tinha interesse em assegurar o apoio dos judeus a ele. Assim, Paulo foi levado diante de Festo para ser julgado. Ele declarou ser inocente, não tendo cometido nenhum pecado contra a lei dos judeus, nem contra o templo, tão pouco contra o imperador César. Então, como o Senhor havia lhe aparecido e dito sobre a importância de dar testemunho também em Roma, Paulo apelou para ser julgado por César. O apóstolo honrava a ordem existente entre as autoridades, e o processo de julgamento.

Discussão: leiam o capítulo 13 de Romanos e discutam a respeito do ensino do apóstolo Paulo sobre as autoridades. Você desrespeitou alguma autoridade sobre a sua vida? Paulo confiava que Deus conduzia as autoridades para cumprirem a Sua vontade. Você acredita que isso ainda acontece?  Você acha que há alguma situação em que não devemos respeitar as orientações das autoridades? Por que devemos orar por todas as autoridades?

Objetivo: o apóstolo Paulo estava preso em Cesareia há dois anos. Era um homem que honrava as autoridades e não zombava delas. Paulo acreditava que toda autoridade é instituída por Deus para cumprir o propósito divino. Diante disso, ele aproveitava toda oportunidade para proclamar Cristo a essas autoridades. 

Contexto: ao ser julgado pela autoridade local, Paulo respondeu respeitosamente todas as perguntas, mas como cidadão romano buscou usar a lei em seu favor, apelando para César, para que pudesse ser julgado em Roma. Ele estava disposto a aceitar a sentença a ele imposta, mesmo se fosse de morte, caso as autoridades chegassem à conclusão de que ele havia cometido algum crime ou mal. 

Conclusão: Paulo não incentivou os cristãos a realizarem um motim ou se rebelarem contra as autoridades, desrespeitando-as, mas deu exemplo de como deveriam se submeter a elas e às leis. 

Aplicações: crie o hábito de orar pelas autoridades em sua vida. Leia textos bíblicos que falam a respeito de autoridades. Lembre-se que falar a verdade é diferente de falar mal. Então, não fale mal das autoridades.

Tudo o que acontece nos GCs da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.