undefined
arrow_drop_down
arrow_drop_down
Uma vida segundo o espírito de Deus

Uma vida segundo o espírito de Deus

Texto base: Atos 24.24-25

Exposição do texto: o governador Félix e sua esposa Drusila, uma judia, foram ter com Paulo, que estava preso em Cesareia, e passaram a ouvi-lo. Paulo falou a respeito da salvação ao homem por meio da fé na obra e pessoa de Cristo Jesus. Contudo, quando começou a falar da justiça, do domínio próprio, do juízo vindouro e de como andar segundo a vontade de Deus, de acordo com o Espírito Santo, o governador Félix temeu e não quis mais escutá-lo.

Discussão: muitas pessoas vão à igreja, participam dos cultos, cantam louvores, mas em casa vivem mal com seus cônjuges, ofendem um ao outro com palavras que abrem feridas, agem como se desconhecessem a Palavra de Deus.

Em casa o relacionamento em família reflete os ensinamentos cristãos? Vocês possuem o hábito de realizar um culto doméstico? Como família, oram antes das refeições, agradecendo pelo alimento que vem de Deus para a mesa de vocês todos os dias, com gratidão no coração? Possuem o hábito de falar sobre a vida na eternidade? Falem a respeito no grupo.

Objetivo: é interessante como as pessoas gostam de ouvir que há um salvador em quem elas podem confiar e descansar, basta ter fé e crer. Mas quando falamos que em resposta a essa salvação o Espírito Santo nos confronta para que sejamos transformados segundo a vontade de Deus, e que haverá um juízo final, ao qual todos seremos submetidos, muitos temem e já não querem tanto seguir Jesus. Muitos reconhecem que Ele é o caminho para a vida eterna, mas não querem sacrificar as paixões e os desejos mundanos, e, assim como Félix, tentam sufocar a própria consciência. 

Contexto: o governador Félix deixa de escutar Paulo quando confrontado com a própria realidade de impiedade e injustiça. Ele queria o Salvador, mas não estava disposto a abandonar o que o afastava de Deus. O coração dele estava obstinado à própria vontade e resistente ao Espírito de Deus. 

 Conclusão: o próprio Senhor Jesus disse que quem quiser segui-lo, deve tomar a sua cruz e negar a si mesmo, pois não há como servir a Cristo e a própria vontade, não há como se submeter a Deus e não se moldar ao Espírito Santo. Ir a Cristo é também ser moldado como um vaso de barro pelo Seu Santo Espírito.

Aplicação: deixe o Espírito Santo trabalhar em você o Seu fruto. Busque conhecer o que é ser um homem segundo o coração de Deus, estudando a Palavra de Deus.

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.