arrow_drop_down
Igreja Perseguida: Ore pelo Turcomenistão

Igreja Perseguida: Ore pelo Turcomenistão

Com 70 pontos, o Turcomenistão está em 22º na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2020, subindo 1 ponto em comparação com a LMP 2019. Os cristãos continuam a enfrentar um alto nível de controle por parte do governo autoritário – especialmente nas esferas da vida privada e igreja.

Até mesmo igrejas russas ortodoxas e armênias apostólicas podem experimentar monitoramento nos cultos de domingo. A impressão e importação de material cristão é restringida. Cristãos ex-muçulmanos suportam o peso da perseguição tanto nas mãos do Estado como da família, amigos e comunidade. Nas igrejas que não são registradas, os cristãos enfrentam repetidas batidas policiais, ameaças, prisões e multas.

O Turcomenistão é um país estritamente controlado, pois herdou muitos aspectos de segurança da antiga União Soviética. Todas as fronteiras são guardadas pela polícia, serviço secreto e exército, principalmente as fronteiras com o Afeganistão. Há postos policiais ao longo de todas as principais estradas. A mídia é monitorada e há riscos de que alguns salões públicos (mas também quartos de hotel) sejam grampeados.

Todas as atividades religiosas no Turcomenistão são monitoradas. Cristãos ocasionalmente têm que se reportar à delegacia de polícia para interrogatórios.

A palavra-chave com relação à tendência no Turcomenistão é estabilidade. Nas últimas décadas houve pouca mudança no país. O governo ditatorial não enfrenta desafios de nenhuma forma de oposição (sem manifestações de nenhum tipo) e tem imposto severa vigilância em quase todos os aspectos da vida. Milhares de pessoas são enviadas à prisão ou campos de trabalho forçado todos os anos. O Turcomenistão é chamado de Coreia do Norte da Ásia Central.

Motivos de oração:

  • Interceda pelos cristãos ex-muçulmanos, que são pressionados a voltar ao islamismo. Ore para que Deus os guarde e fortaleça diante da perseguição que enfrentam.
  • Peça para que os cristãos tenham liberdade de cultuar a Deus publicamente e que a igreja seja forte o suficiente para alcançar seu próprio povo.
  • Clame pela vida dos governantes e autoridades, para que muitos deles conheçam a Jesus e também para que tenham o coração inclinado à verdade e à justiça.

Tipo de Perseguição: Paranoia ditatorial e opressão islâmica

Capital: Ashgabat

Região: Ásia Central

Líder: Gurbanguly Berdimuhamedow

Governo: República presidencialista

Religião: Islamismo, cristianismo

Idioma: Turcomano, russo e uzbeque

Pontuação: 70

População: 5,9 Milhões

População cristã: 70,5 Mil

:: Portas Abertas