arrow_drop_down
O poder transformador

O poder transformador

Texto base: Atos 22.3-4


Exposição do texto: o apóstolo Paulo, antes de ser chamado por Cristo, era um fariseu e perseguidor da igreja. Recebia cartas das autoridades para prender e açoitar todos aqueles do Caminho, como eram chamados os discípulos de Cristo. Paulo estava presente quando Estêvão foi apedrejado e morto, ele consentiu em sua morte. Mas quando teve um encontro com Cristo, sua vida mudou drasticamente, passando a ser o maior evangelista e missionário de todos os tempos.


Discussão: assim como Paulo foi transformado, você também foi transformado. Qual a maior transformação em seu caráter que você reconhece ter sofrido depois que se converteu a Cristo? A Bíblia fala, na carta de 2 Timóteo, a respeito de pessoas que amando mais o mundo, se desviaram de Cristo para seguir as próprias paixões. Você conhece pessoas que se converteram a Cristo, foram transformadas, mas que se desviaram por causa das paixões do mundo? O que você diria a essas pessoas em relação à vida eterna, uma vez que elas estão pensando somente nesta vida? Como cristãos estamos sempre sendo transformados. Há algo no seu caráter que necessita ser transformado e que você tem tido muita dificuldade em deixar o Espírito Santo agir? Compartilhem e orem uns pelos outros.


Objetivo: Paulo é uma prova de como o poder de Deus pode transformar a vida de uma pessoa. A Bíblia fala, no livro de Romanos, que o evangelho é poder de Deus para salvar todo aquele que crer, e foi exatamente isso que aconteceu com a vida do apóstolo Paulo, ao encontrar Jesus e ter a vida mudada, a ponto de deixar de ser o maior perseguidor e passar a ser o maior evangelizador.


Contexto: Paulo era judeu, criado e educado segundo os costumes da lei de Moisés, estudou com o melhor rabino, Gamaliel, e se destacou como um aluno excepcional. Contudo, isso não bastou para que ele reconhecesse o Salvador em Jesus, porque estava cego pelo legalismo. Paulo estava preso na lei e não conseguiu ver a graça do sacrifício de Cristo. Foi necessário que o próprio Jesus lhe aparecesse. E essa é a situação na qual muitos que estão dentro da igreja, e que nasceram em lares cristãos, se encontram. Não buscam conhecer verdadeiramente o Cristo Salvador.


Conclusão: somente um encontro com Cristo pode fazer com que haja uma verdadeira transformação em nossa vida. Paulo teve esse encontro e tudo na vida dele foi transformado. É preciso permitir que o Espírito Santo trabalhe em nosso coração e realize uma transformação a partir do conhecimento que adquirimos sobre Deus.


Aplicações: busque compreender a vontade de Deus por meio do estudo da Bíblia e uma vida de oração. Permita que o Espírito de Deus te conduza a um relacionamento de intimidade com Deus.


Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.