undefined
arrow_drop_down
arrow_drop_down
A disposição em sofrer por Cristo

A disposição em sofrer por Cristo

Texto base: Atos 21.13

Exposição do texto: o apóstolo Paulo havia recebido uma palavra de que seria preso em Jerusalém. E muitos lamentavam e pediam que ele não fosse, mas ele tinha que levar uma coleta e cumprir a sua missão. Paulo estava decidido a ir e enfrentar as lutas e perseguições que estavam por vir.

Discussão: Paulo, constantemente, sofria acusações, passava por espancamentos, acoites, passava por privações e tudo por causa do seu Salvador, Cristo Jesus. Alguém do grupo já foi criticado ou sofreu preconceito por ser crente?

Embora vivamos em um país onde a liberdade de crença seja livre, as pessoas têm se tornado cada vez menos tolerante com os cristãos. Por que você acha que isso acontece?

Objetivo: em nenhum momento o apóstolo pensou em retroagir e deixar de prosseguir, mesmo diante de uma profecia e da certeza interna que ele tinha daquilo que lhe aconteceria. Paulo não considerava a sua vida como sendo dele, mas de Cristo. Vivia para fazer a vontade do seu Salvador e fazê-lo conhecido por todo lugar que fosse.

Contexto: o apóstolo Paulo não se deixou influenciar por seus amigos; ao contrário, permaneceu firme, afirmando que por Cristo estava disposto a entregar a vida caso fosse necessário. Ele permaneceu inabalável diante de circunstâncias ameaçadoras, crendo, acima de tudo, em Deus e que Ele estava no controle.

Conclusão: sempre que passarmos por críticas e zombarias por sermos cristãos, devemos confiar em Deus e crer que Ele está no controle. Crer que o Senhor é poderoso para transformar toda e qualquer circunstância, e ainda que não transforme, somos abençoados ao sofrermos por Cristo.

Aplicação: seja um cristão firme em suas convicções; mas, ao mesmo tempo, amoroso e perdoador. Não revide as zombarias e críticas, mas ore pelas pessoas que te perseguem, abençoe a vida delas.

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você assiste semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super e na página da Lagoinha no YouTube.