arrow_drop_down
O temor de Deus no coração dos homens

O temor de Deus no coração dos homens

Texto base: Atos 19.13-16

Exposição do texto: no texto alguns homens usavam o nome de Jesus para expulsar espíritos malignos, mas esses homens não conheciam realmente Jesus, nem tinham temor a Deus. Eles queriam aparecer e, possivelmente, lucrar com a fé daqueles que temiam a Deus e conheciam Jesus e o apóstolo Paulo. As consequências de seus atos foram trágicas para eles. Aqueles homens receberam a punição pela falta de temor a Deus e o uso indevido do nome do Senhor Jesus.

Discussão: ainda hoje há pessoas que desconhecem a Deus e usam o nome de Jesus em vão, para alimentar as próprias cobiças e enganar as pessoas. De acordo com a Bíblia, essas pessoas pagarão pelo que fazem ou Deus irá perdoá-las, por que, afinal de contas, o evangelho está sendo pregado e isso é o que importa?

Objetivo: o importante não é falar de Jesus, mas falar a verdade a respeito de Jesus. É preciso que ao anunciar o evangelho, isso seja feito com temor no coração, para levar aos homens salvação e libertação do cativeiro. E não para obter vantagens para si, como muitos têm feito. Contexto: aqueles homens usavam o nome de Jesus, mas os demônios não reconheceram o Espírito Santo neles, porque não serviam e nem amavam a Deus. A falta de temor deles fez com que fossem agredidos e feridos pelos demônios, tendo que fugir de onde estavam.

Conclusão: proferirmos o nome de Jesus não atesta que o Espírito de Deus está sobre nós, ou que as pessoas de fato amam a Deus. Aqueles que são de Cristo possuem o Espírito Santo e a vida deles testifica o amor a Deus, esses são os frutos de um cristão, ter uma vida segundo a vontade de Deus.

Aplicação: ore sempre pedindo a Deus que mantenha em seu coração o temor a Ele, que é o princípio da sabedoria. Não acredite em todas as pessoas que se dizem crentes, observe a vida delas.

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você vê semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super de Televisão e pelo YouTube da Lagoinha.