undefined
arrow_drop_down
arrow_drop_down
O trabalho na vida dos cristãos

O trabalho na vida dos cristãos

Texto base: Atos 18.1-4

Exposição do texto: quando Paulo chegou em Corinto, conheceu o casal Priscila e Áquila, logo se tornaram amigos. Paulo exercia o mesmo ofício deles, eram fazedores de tendas. Foi o apóstolo Paulo que fundou a igreja em Corinto, e mesmo sendo merecedor de ser sustentado por aquela igreja, ele nunca quis ser pesado para eles. Paulo trabalhava durante a semana e no sábado se dedicava ao ensino das Escrituras. Ele não quis que dissessem que lucrava com a fé dos fiéis, dos convertidos a Cristo. Para Paulo, trabalhar e se sustentar fazia parte da ordem divina do chamado mandato cultural. 

Discussão: para o apóstolo Paulo o trabalho realizado fora da igreja era tão sagrado quanto o trabalho feito dentro da igreja, pois ambos eram feitos para Deus. Como você vê o trabalho na vida do cristão, bênção ou um peso por causa da queda do homem? (Lembre-se que antes da queda o homem já havia sido ordenado a ele o exercício do trabalho no Éden).

Objetivo: Paulo entendia que o trabalho era uma ordenança de Deus para o homem e que deveria ser feito com a mesma dedicação que uma atividade na igreja. Muitas pessoas, hoje, mantêm o pensamento de que o trabalho na igreja é mais importante do que aquele realizado em outras atividades fora da igreja. Mas a verdade ao observarmos não apenas Paulo, mas a Bíblia desde o Éden é que Deus criou o homem e subordinou a ele todas as coisas criadas para que, por meio delas, o homem também lhe rendesse glória.  

Contexto: Paulo, Priscila e Áquila eram cristãos, trabalhavam e moravam juntos e tinham um bom relacionamento. Como cristãos compreendiam o trabalho como uma necessidade e um chamado que todo homem deve exercer, independente de ser um pregador da Palavra, líder na igreja ou algo semelhante. Cada pessoa pode e deve trabalhar dentro ou fora da igreja e possuir diante de Deus o mesmo valor.

Conclusão: em 1 Coríntios 7.20 Paulo fala para cada um permanecer na ocupação a que foi chamado. Cada indivíduo deve ter um senso de que todo trabalho é uma resposta a um chamado de Deus, e que ao realizá-lo deve fazê-lo da melhor maneira possível, pois está cumprindo seu chamado. 

Aplicação: reflita na visão que você tem do seu trabalho. Entende que você cumpre uma vocação de Deus? Mesmo não sendo na igreja?

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você vê semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super de Televisão e pelo YouTube da Lagoinha.

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você vê semanalmente no programa GC On-line, transmitido toda quinta-feira, às 20h, na Rede Super de Televisão e pelo YouTube da Lagoinha.