arrow_drop_down
Estudo de GC: Um Deus de relacionamento

Estudo de GC: Um Deus de relacionamento

Texto base: Atos 7.54-57

Exposição do texto: Estêvão foi o primeiro mártir da igreja cristã. Nos relatos de sua morte podemos notar que Deus esteve com ele em todo tempo. A rotina do dia a dia é tão corrida que muitas pessoas buscam a Deus somente nos momentos de necessidade, mas se esquecem que podem desfrutar da sua presença em todo o tempo.

Discussão: em qual dos momentos você tem mais recorrido a Deus? Nos momentos bons ou nos ruins? Qual a última orientação que você pediu a Ele? Compartilhe! Você já tomou alguma decisão sem consultá-lo e não deu certo? Deus tem participado das suas escolhas? Deus tem respondido suas perguntas?

Objetivo: mostrar que Deus está com você em todo o tempo, mesmo que, às vezes, pareça que não.

Contexto: Estêvão foi um dos sete homens de boa reputação escolhidos pelos apóstolos para serem diáconos (At 6.1-6). Ele, então, cheio da graça e do poder de Deus realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. Alguns judeus se levantaram contra Estêvão, mentindo, dizendo que ele blasfemou contra Moisés e contra Deus, fizeram com que ele fosse preso e julgado no Sinédrio. Depois de se defender com a exposição do evangelho e de exortar aqueles homens de duras cerviz, palavras que enfureceram os judeus, Estêvão foi levado para fora da cidade para ser apedrejado, e sendo apedrejado clamou ao Senhor para que não imputasse a eles esse pecado. 

1 - Busque conhecer a Deus. O Senhor quer ter um relacionamento com você, mas para isso é preciso ter um coração disponível, sedento por conhecê-lo e se relacionar com Ele. Não é possível conhecer alguém sem se relacionar com Ele. Do mesmo modo, é preciso se relacionar com Deus para, então, saber qual é a Sua vontade, Seus planos e até mesmo desfrutar de Seu amor por completo.

2 - Estêvão tinha uma vida de relacionamento com o Senhor, alguns versículos nos mostram isso,  At 6 5a: “Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo…”;  At 6.8: “Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo”.; At 6.10: “Mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele (Estêvão) falava.”; At 7.55: “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus”. Buscar conhecer a Deus vai além de ir aos cultos ou frequentar as células, é necessário meditar na Palavra e ter uma vida de oração.

3 - Olhe para Cristo! Estêvão foi tremendamente usado pelo Espírito Santo para confrontar os judeus e trazer o ensinamento de Jesus, mas o que mais chama a atenção é como o Senhor é bom e como Ele cuida dos que são seus, pois em meio a uma situação de martírio se revelou a Estêvão de uma forma maravilhosa. Estêvão fixou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus que estava à sua direita! Muitas vezes, em meio a correria do dia a dia e aos problemas, deixamos de fixar os olhos em quem realmente importa e isso nos desencoraja a ponto de, muitas vezes, desistirmos do que é importante.

Conclusão: precisamos fazer como Estêvão, ser submissos ao Espírito Santo e entender que Ele está no controle, confiando, portanto, que Sua vontade é boa, perfeita e agradável, independentemente da situação em que vivemos, mas isso só é possível quando você conhece o Deus a quem serve. 

Aplicação: separe um tempo de qualidade com o Senhor. Ore e medite no estudo pensando como pode colocá-lo em prática em seu dia a dia. 

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você vê semanalmente no programa Lagoinha GC, transmitido toda quarta-feira, às 20h30, na Rede Super. Acesse a página da Lagoinha no YouTube e acompanhe os vídeos completos na playlist do programa.