arrow_drop_down
Estudo de GC: Por detrás das malhadas

Estudo de GC: Por detrás das malhadas

Texto base: 1 Samuel 16.10-13.

“Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes. Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá”. 
 
Uma coisa que precisamos entender é que nosso Deus não enxerga como o homem. A Palavra do Senhor diz que Deus não vê o que está diante dos seus olhos, mas sim o que está dentro do coração, ou seja, as nossas motivações, sentimentos, emoções, tudo aquilo que nós fazemos Deus enxerga a motivação. 

Então não se preocupe. Talvez você se acha a pessoa mais problemática da igreja. Não se preocupe, pois talvez você tenha sido esquecido em algum momento da sua trajetória de vida ou familiar, mas Deus te enxerga e sonda seu coração.

Davi estava cuidando das ovelhas de seu pai no pasto e precisou vencer tantos desafios. Ele enfrentou o leão, ursos e outros tantos. Deus estava preparando Davi para os grandes desafios. Às vezes queremos logo partir para a guerra, mas temos que compreender que precisamos primeiro vencer os desafios pequenos para depois vencermos os grandes. Não desprezar os pequenos começos é tão importante quanto lutar na guerra diretamente com o gigante.

Na vida teremos muitas estações e é necessário entender cada uma delas para colhermos o fruto no tempo certo. Precisamos passar por um tempo de maturação para nos encontrarmos aprovados, com a motivação certa para passarmos para uma nova estação.  Desta forma a estação que você está hoje não significa que ficará nela para sempre. Pelo contrário, você vai ouvir, aprender, vencer e amadurecer. Você será provado para ser aprovado.

Davi foi provado nas malhadas e foi aprovado onde ninguém o via nem o aplaudia. Deus estava o preparando por meio de um urso, através de um leão. Ele teve que enfrentar todos esses desafios aparentemente no oculto para depois vencer o seu gigante.

O que você e eu estamos vivendo, ainda que seja oculto, não importa. O que realmente importa é estarmos em plena intimidade com Deus, com a motivação certa para vencermos cada desafio. Mais do que a aprovação ou a reprovação dos homens é sabermos que estamos sendo provados, amados, cuidados e preparados para reinar no Reino de Deus em que Ele está governando.

Então, não se preocupe com este tempo de estar por detrás das malhadas. Esse tempo de aprendizado, por mais que seja difícil, é o tempo de Deus para que você aprenda a depender ainda mais Dele e ter a motivação correta.

Com Davi não foi diferente. Enquanto seus irmãos aparentemente estavam preparados, talvez emocionalmente cada um deles precisava de um trabalhar de Deus e corrigir algumas motivações.

Estar na dependência de Deus é um caminho desafiador para todos nós cristãos. Muitas vezes precisamos nos aprovar e nos colocar como aquele que precisa ser visto. Precisamos nos firmar em Deus. Você não precisa da sua rede social para se autoafirmar. Você precisa saber quem é em Deus. Você precisa saber como Deus quer te usar. Talvez você também se sinta o menor dos menores, mas Davi sabia quem ele era e qual era o tipo de relacionamento que ele tinha com Deus. Um dos nossos maiores desafios enquanto seres humanos é matar os nossos sentimentos e as nossas emoções, talvez até mesmo as nossas decepções. E quando vencemos isso em nós aí sim estamos prontos para vencer um grande gigante.

Perguntas relacionadas ao estudo:

1- Você já se sentiu o menor dos menores, esquecido por todos?

2- Você já achou que estava pronto para algo mas ainda não estava?

3- Como está a sua motivação para aprender com Deus e vencer os gigantes da sua vida?

4- Olhando para o seu íntimo você consegue perceber uma identidade de Cristo?

5- Você tem conseguido depender de Deus e não das suas habilidades?

6- Será que você está preparado para sair detrás das malhadas e lutar contra um gigante e governar um povo?

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você vê semanalmente no programa Lagoinha GC, transmitido toda quarta-feira, às 20h30, na Rede Super. Acesse a página da Lagoinha no YouTube e acompanhe os vídeos completos.