arrow_drop_down
Estudo de GC: As formas de servir ao Senhor

Estudo de GC: As formas de servir ao Senhor

Texto base: Atos 6.1-7

Exposição do texto: em Atos 2 vemos a confirmação de que o evangelho cumpria o seu propósito: “E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos” (Atos 2.47b). Com isso o crescimento da igreja era grande entre Judeus, tanto os de fala grega como os de fala hebraica. Percebemos que havia no mínimo duas culturas diferentes e com necessidades diferentes. Havia também diferentes tarefas dentro da igreja, tal como é hoje. Os discípulos viam a necessidade de delegar funções para que o ministério não fosse negligenciado e o zelo pela mensagem fosse mantido. É verdade que igreja não se faz só de palavras, é preciso colocar as mãos à obra.

Discussão: qual sua opinião: a igreja moderna é diferente da igreja primitiva? É apresentado no versículo 1 duas culturas diferentes. Hoje temos diversas culturas dentro de uma mesma igreja. Para você, há outras formas de desenvolver o ministério da igreja? Os sete escolhidos pelos apóstolos passaram a ocupar lugar de honra no serviço; você tem se colocado à disposição para servir em sua igreja local?

Contexto: o Senhor, com sua infinita sabedoria e eternidade, nos deixou esse exemplo eclesiástico já no início da igreja exposto no livro de Atos. Ele já tinha um modelo preestabelecido e Ele mesmo começa a desenvolvê-lo nos primeiros conflitos que surgiram na igreja primitiva. Na igreja de hoje não é diferente a necessidade de obreiros para servirem em diferentes posições. Ainda há muitas dificuldades e muitos desafios a serem superados. Assim como Cristo é o único modelo cristão a ser seguido, sua palavra também é a única regra de fé cristã para nós e é nela que encontramos base para sermos uma igreja segundo o coração de Deus. Torna-se, então, legítimo e de bom costume dividirmos as tarefas da igreja para que alcancemos o bom desenvolvimento do ministério eclesiástico. Os apóstolos dividiram as tarefas com alguns entre povo. O intuito era que eles pudessem se dedicar à pregação do evangelho. Os outros cuidariam das tarefas da igreja, do cuidado com cada um, das necessidades distintas do povo e também do zelo pela Palavra de Deus, tudo com ordem, reverência e sabedoria. Na sua igreja local você tem a oportunidade de servir e ser participante da obra mais importante do mundo, afinal estamos sob a autoridade suprema, que é Jesus. Ele nos confiou Sua obra e nos capacita todos os dias a desenvolvê-la honrosamente, nossa parte é estarmos sempre dispostos a servi-lo.

Conclusão: Jesus estabeleceu o seu reino entre nós por meio da igreja. É Ele quem efetua tanto o querer e o realizar. Nele não há falhas, defeitos nem rivalidades. Ele é perfeito, justo, a expressão exata do Deus Soberano. Nele se fundamenta a comunhão e a igreja precisa viver essa comunhão no amor, no trabalho, no servir.

Aplicação: se você ainda não serve em sua igreja local, oferte parte do seu tempo ao Senhor para a obra realizada na mesma. Mas se você já serve em sua igreja e pode ofertar um pouco mais, oferte! Porém, tenha o cuidado para não se sobrecarregar, a obra não pode ser um peso na vida do crente.

Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você vê semanalmente no programa Lagoinha GC, transmitido toda quarta-feira, às 20h30, na Rede Super. Acesse a página da Lagoinha no YouTube e acompanhe os vídeos completos.