arrow_drop_down
Estudo de GC: As adversidades cotidianas

Estudo de GC: As adversidades cotidianas

Exposição do texto: o Espírito de Deus agia de forma sobrenatural por meio da vida dos apóstolos, curando os doentes e libertando os que eram atormentados por espíritos imundos (Atos 5.12-16). Essas coisas aconteciam pela exposição do evangelho, em que o arrependimento e fé, morte e ressurreição, propiciação e redenção são assuntos indispensáveis no anúncio dessa verdade. Como os saduceus não acreditavam na ressurreição, eles ficaram furiosos contra os apóstolos, mas Gamaliel, que era mestre da lei, mesmo ainda não tendo Cristo como Senhor em sua vida, tomou uma postura diferenciada.

Discussão: qual posição você toma diante das adversidades e perseguições por causa do evangelho?

Objetivo: entender que agir precipitadamente não faz parte da vida do cristão e que o conhecimento das Escrituras é fundamental para tomar decisões corretas e ter uma vida agradável aos olhos do Senhor.

Contexto: os membros da seita dos Saduceus, tomados de inveja, agiram precipitadamente, perseguindo e levando os apóstolos à prisão. Os saduceus são um exemplo negativo, em que podemos aprender que a precipitação não traz bons resultados. Eles estavam diante de homens de Deus, que proclamavam a verdade, mas a inveja fez com que submetessem os apóstolos à prisão. Diante dessa adversidade muitos poderiam ter se desesperado e até esmorecido na fé, mas vemos uma postura diferente na vida dos apóstolos.

1 – Primeiro ponto de destaque é a ousadia, ainda que os apóstolos tivessem sido expressamente ordenados a não anunciarem a mensagem do evangelho, eles foram fiéis primeiro ao Senhor do que aos homens. Mesmo que essa postura nos leve, como discípulos do Senhor, a situações de perseguições, o texto nos mostra que primeiro devemos obedecer a Deus do que a homens, e que devemos nos alegrar por sermos achados dignos de sofrer afrontas por causa do nome de Jesus.

2 – Segundo destaque está no fato de que a obra de Deus é indestrutível. Mesmo ainda não sendo cristão, o texto bíblico não relata se Gamaliel se converteu ao Senhor Jesus Cristo. Ele, um mestre da lei judaica, foi sensato em sua percepção, e disse: “Se esse conselho ou essa obra vem de homens, perecerá; mas se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus” (v. 38-39).

3 – Terceiro destaque está na disposição triunfadora dos discípulos, mesmo depois de ter recebido acoites e perseguições, não cessaram de ensinar e pregar Jesus, o Cristo. Temos que ter o mesmo entusiasmo, mesmo diante de perseguições, sabedores que somente por meio de Cristo as pessoas podem ser salvas, temos que anunciar, dia após dia, essa tão grande salvação.

Conclusão: o conhecimento das Escrituras é uma necessidade na vida do cristão. Nela encontramos toda instrução que precisamos para todas as ocasiões. Devemos ser perseverantes e não cessarmos de ensinar as grandezas do nosso Salvador.

Aplicação: sempre se volte às Escrituras em qualquer situação, em oração e zelo à Palavra. Busque as respostas no Senhor antes de tudo.

    Perguntas para semana:


    1. As boas novas trouxeram salvação para os que aceitaram a mensagem, e não é segredo que trouxe condenação para os que rejeitam; no nosso tempo ainda podemos ver esse contraste?

    2. A ressurreição dos mortos ainda é questionada por muitos, mas o Senhor, ao ressuscitar, nos deu testemunho de que Ele venceu a morte e que esta não pode detê-lo. Você conhece pessoas que não creem na ressurreição de Jesus?

    3. Os Saduceus não criam na ressurreição dos mortos. Você tem alguma dúvida a respeito desse assunto?

    4. O Senhor traz luz sobre nossas dúvidas por meio de sua Palavra e da igreja. Como tem sido sua experiência a esse respeito?

    5. Os apóstolos demonstraram bom exemplo no testemunho perante o Sinédrio. O que precisamos melhorar para também sermos exemplares em nosso proceder?

    6. A Bíblia contém exemplos positivos e negativos. Quanto você tem se esforçado para aprender com os exemplos positivos?

    Tudo o que acontece nos GC's da Lagoinha você vê semanalmente no programa Lagoinha GC, transmitido toda quarta-feira, às 20h30, na Rede Super. Acesse a página da Lagoinha no YouTube e acompanhe os vídeos completos.