arrow_drop_down
Estudo de GC: Descanso

Estudo de GC: Descanso

Texto base: Gênesis 2.2-3

A lição desta semana é uma lição online, e é por isso que a gente quis compartilhar com você algo que fala sobre férias nesta segunda semana de janeiro.

Esses meses de férias nos remetem pensar um pouco sobre descanso, sobre a necessidade de parar e descansar. Talvez o ano que se passou foi tão desafiador. E agora é esse tempo de você recarregar as baterias, de você de fato colocar teu coração no Senhor e descansar fisicamente e é por isso que o tema desta lição online é descanso.

No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação. Obviamente o contexto aqui de Gênesis é um contexto da criação. Deus como Pai, Filho e Espírito Santo que criou todas as coisas, mas o texto traz um ensino sobre o descanso, Deus descansou daquilo que foi feito.

É o tempo de a Igreja Cristã entender o valor do descanso. Este mês de férias talvez não seja o mês das suas férias no trabalho ou talvez sim, mas das férias dos filhos ou de muitos familiares. Nós precisamos refletir a respeito disso, obviamente existem alguns tipos de descanso, o descanso espiritual por isso que o Senhor vai dizer:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso" (Mateus 11.28). Jesus nos diz isso, nos ensina. De fato precisamos colocar diante do Senhor os nossos conflitos as nossas vulnerabilidades porque o nosso descanso interior vem do Senhor, do coração, da paz de espírito, da vida repleta de alegria, da verdadeira alegria só pode ser encontrada se eu e você colocarmos a nossa vida diante do Senhor. Esse descanso não pode ser só nos meses de férias. Ele tem que ser durante todo o ano, mas também precisamos do descanso físico.

A Bíblia nos ensina que é necessário parar. O ano de 2019 para mim foi um ano tão desafiador, você não imagina o quanto foi cansativo, tenho tantas responsabilidades e sem dúvidas, obviamente, eu não parei ainda mas agora neste mês, a partir do dia 16 de janeiro, estarei de férias com a minha família e ficarei 15 dias sem pensar em nada, somente curtir a minha família, investir no tempo com o Senhor obviamente, mas será um tempo de descanso por quê? Porque é necessário. É necessário você dormir bem, é necessário você ter tempo de prazer, não tem mal nenhum, tem gente que é tão pilhada e tão hiperativa que não consegue parar.

A Bíblia nos ensina que existe sim um momento de você levantar as pernas e ficar com elas para o ar, como dizemos, e descansar, não pensar em nada, ler um bom livro, ter tempo com a família, ter tempo com os filhos, é necessário que você tenha esse descaso, e o Senhor disse que depois da obra, depois desses dias de desgaste é necessário o descanso.

Você já pensou nisso? Você entende essa necessidade? Porque o Senhor é aquele que nos quer bem. E quando eu e você estamos bem, o reino ganha com isso, a obra do Senhor ganha com isso, à família ganha com isso.

Ninguém aguenta um pastor sobrecarregado, um pai que não tem forças. É necessário! Não digo que é pecado termos estações na nossa vida de mais trabalho, de uma sobrecarga de desafios tão grandes. Mas isso não pode ser por uma vida inteira.

Eu venho aqui por meio dessa lição trazer para você essa reflexão da importância do descanso, sim, uma lição temática essa lição online mês de férias para trazer essa compreensão da minha e da sua vida a necessidade de parar. Deus não quer você 24 horas fazendo as coisas Dele, Ele quer você 24 horas Nele. Mas não é necessário você ficar 24 horas dentro da igreja. Nós temos um pilar na Lagoinha que é o ritmo equilibrado. Posso dizer por mim, se deixar fico 24 horas dentro da igreja, vivo a Igreja e amo fazer o que faço, é sem dúvida, fato que estou no lugar certo que Deus me mandou eu estar. Mas, se não me vigiar, me sobrecarrego, me mato, e Deus não mandou eu e você morrer pela Igreja, porque o Seu filho já morreu por ela.

Jesus é o noivo, é o noivo quem ama! Jesus mandou eu e você amar a nossa família e servimos a Igreja, é diferente. Eu não quero dizer que a gente não possa dizer “eu amo a Igreja!”. Eu amo a Igreja, eu amo o culto, eu amo o que eu faço, mas não nesse sentido de amor sacrificial, de morrer por ela, não, o Senhor já tirou o fardo pesado, Ele já colocou um fardo leve sobre mim, sobre você e eu quero trazer esses pontos na sua vida.

Primeiro, a necessidade de você descansar espiritualmente, interiormente colocando sua alma, seu coração diante do Senhor.

Segundo, a necessidade do seu descanso físico. A necessidade de você parar . Ter um tempo de 30 dias do seu ano que não seja 30, mas que você tenha dias e até mais do que 30 dias.

Talvez você uma professora e segue as férias escolares, a sua mente é tão bombardeada nos meses do ano. Aproveite esse momento. Não há pecado, pelo contrário, é uma dádiva do senhor, é um presente do Senhor. Que eu e você possamos descansar.

Muitas vezes nesse momento de sobrecarga e de cansaço, nós somos tendenciosos a desistir, a parar, jogar tudo para o alto, a "chutar o balde". Não faça isso. Isso é só um alerta. Descanse!

Todas as vezes que você está desanimado. Você está sobrecarregado, extremamente cansado, estressado, é um alerta do Senhor dizendo para você: descanse, descanse, descanse. Por quê? Porque é vontade do Senhor. Se eu tiver bem, sou uma dinamite no reino espiritual e vou ganhar gente para Jesus, vou pregar o Evangelho, vou ser o pai presente, vou ser um marido maravilhoso, minha vida conjugal vai estar em dia, estará tudo certo. Agora, se eu tivesse sobrecarregado, todos a minha volta vão sofrer consequências disso.

Então que essa lição possa refletir no seu coração a necessidade de um descanso. Não desista. Não pare, descanse, recarregue suas baterias. porque o Senhor conta com você, não precisa de você, mas conta com você. Ele te deu dons a serviço da Igreja.

As pessoas que estão a sua volta contam com você . Você é bênção, você é voz do Senhor. Que essa lição possa abençoar a sua vida, a sua história e que possa ser instrumento de Deus para sua vida.

Perguntas para refletir:

1) Diante das adversidades da vida você tem conseguido descansar no Senhor? 

2) Você tem priorizado no seu ano um tempo de descanso, lazer e férias? 

3) Você entende a importância de descansar? 

4) O que tem lhe impedido de descansar no seu tempo livre? 

5) Você se esforça para fazer com que sua família participe do seu tempo de lazer e descanso? 

6) O que você pode fazer para que 2020 seja diferente de 2019? 

:: Pr. Flavinho Marques

Foto: pexels.com